CBA implementa sistema de pontuação punitiva aos pilotos

Imprimir Notícia Imprimir Enviar Notícia Envie essa Notícia

29/02/2012 - 09:20:00


Novo Código Desportivo do Automobilismo traz mudanças no sistema de punição à pilotos

A edição 2012 do CDA – Código Desportivo do Automobilismo, documento que rege o esporte a motor no país, traz mudanças em vários aspectos, principalmente na criação de um sistema de pontuação punitiva aos pilotos que será registrada em na matrícula da cédula desportiva junto à CBA.

Esta medida visa buscar a diminuição de infrações de pilotos durante a realização de provas oficiais. Até a temporada passada, eram utilizadas punições pecunárias ou apenas desportivas que acabavam por não surtir o efeito desejado em muitos casos.

O CDA prevê a suspensão de 90 dias ao piloto que atingir 25 pontos no período de 12 meses seguidos. Foi elaborada uma tabela com diferentes infrações e pontuações que serão aplicadas em todas as competições oficiais no Brasil, sejam de nível regional quanto de nível nacional.

A tabela de pontuação é o seguinte:

Penalização

Pontuação

Drive-Through, Stop and GO e Time Penalty

0

Advertência Verbal

1

Advertência por bandeira ou escrita

2

Multa ou penalização com acréscimo de tempo

3

Não comparecimento ao Briefing

4

Exclusão ou desclassificação

6

 

Em provas de nível regional as federações passarão a ocorrência de punições com pontuação à CBA que incluirá no registro do piloto a pontuação aferida. Esta regra será aplicada a todas as categorias que disputam provas oficiais no Brasil. Para saber mais, o CDA está disponível para download no www.cba.org.br


Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo